segunda-feira, 7 de abril de 2014

Jornadas Autárquicas, 5 de Abril


À procura dos valores de Abril no concelho

CDU visita Ribeira, Zibreira e Pedrógão

Com a visita à extinta freguesia de Ribeira Branca e também às de Zibreira e Pedrogão, a CDU deu início às VI Jornadas Autárquicas, as quais decorrem desta vez sob o lema “Os valores de Abril no concelho de Torres Novas”.

A visita foi realizada no passado sábado, dia 5 de Abril, e contou com uma comitiva composta por uma dúzia de activistas da CDU, com especial destaque para Filipa Rodrigues, vereadora, Manuel Ligeiro, Ramiro Silva, Cristina Tomé e Hélder Moita, membros da Assembleia Municipal e outros activistas como Carlos Tomé, André Vieira, Rui Pereira e Fernanda Duarte. Presentes também Sérgio Formiga, tesoureiro na Junta de Freguesia da União de Freguesias de S. Pedro , Lapas e Ribeira Branca e Luís Martins, candidato da CDU à Assembleia Municipal.

A comitiva contactou com eleitos das Juntas e Assembleias de Freguesia representantes da CDU em cada uma das localidades visitadas e teve ocasião de fazer o levantamento de alguns reflexos directos das principais conquistas do 25 de Abril e dos valores que esse acontecimento histórico trouxe a cada povoação.

Na Ribeira Ruiva foi visitado o salão da Sociedade Filarmónica União Ribeirense onde se realizou uma sessão de esclarecimento integrada numa campanha eleitoral da CDE em pleno regime fascista e no local foram relembrados alguns episódios e acontecimentos relativos à capacidade de resistência da população da Ribeira.  

Foi também relembrada a importância da, entretanto extinta, União dos Pequenos e Médios Agricultores Ribeirenses e visitado o pavilhão gimnodesportivo construído graças à unidade e capacidade de mobilização dos ribeirenses que tomaram em mãos a concretização de um sonho antigo.

Ainda na Ribeira, a comitiva ouviu diversas críticas dos  populares dirigidas à extinção da freguesia e teve ocasião de verificar o abandono a que as três povoações – Ribeira Ruiva, Ribeira Branca e Casal da Pinheira - estão a ser sujeitas.

Já na Zibreira, os activistas da CDU tiveram oportunidade de contactar a população local e receber a informação da importância e do trabalho desenvolvido pelas suas colectividades e pelas entidades representativas da população como a Casa do Povo. Foi recordada também a importância da Cooperativa de Olivicultores da Zibreira na produção de azeite na localidade. A presença de Rui Caetano secretário da Junta de Freguesia, foi fundamental nesta visita que lamentou a falta de iniciativa da maioria e informou das suas propostas e trabalho que desenvolve no executivo.

No Pedrogão a comitiva da CDU teve ocasião de se aperceber da importância da Sociedade Filarmónica União Pedroguense fundada em 1874. Esta colectividade comemorou com uma grande festa os seus 100 anos de vida precisamente em 1974. Neste ano do centenário, o 25 de Abril foi uma lufada de ar fresco na actividade desta Banda Filarmónica que hoje vive um período muito positivo graças à dinâmica dos seus membros e ao espírito comunitário dos pedroguenses. Virgílio Dias do executivo da Junta de Freguesia acompanhou-nos numa agradável visita pela aldeia.

De registar com excepção do Pedrógão as freguesias lembram o 25 de Abril com nomes de ruas.

As Jornadas continuam no próximo domingo com visitas à localidade de Lapas e à cidade de Torres Novas.

Torres Novas, 7 Abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário