sexta-feira, 19 de julho de 2013

in O Almonda

CDU diz que Torres Novas está «a caminho de perder o seu Hospital»

19 de Julho de 2013. Etiquetas: Região, Sociedade.
Em conferência de imprensa, que se realizou na sexta-feira, dia 12 de Julho, frente ao Hospital Rainha Santa Isabel, a CDU veio a terreiro alertar para a eventual perda do hospital, avançando já com a data de dezembro deste ano, dizendo que o hospital pode «ser alienado ou privatizado».

A ação de alerta, como explicou na ocasião Carlos Tomé, surge como outras iniciativas da CDU dentro do género, lembrando que há outros casos de serviços que correm o risco de acabar em Torres Novas, como é o caso dos Correios, Finanças e Tribunal, que também merecem a defesa da CDU. Quanto ao Hospital Carlos Tomé diz que a Câmara «não se pode esquivar a este problema», enquanto Manuel Ligeiro, também da CDU, veio lembrar que o hospital foi construído para melhorar os cuidados de saúde relativamente ao antigo hospital. Porém, das 9 especialidades que o hospital chegou a ter «já só existem 4», o que leva a CDU a contestar que o hospital não foi construído para «não ter nada». A CDU considera que o hospital de Torres Novas está a ter uma «diferenciação negativa» em relação aos outros dois (de Tomar e Abrantes).

Diz a CDU que está em curso um processo de esvaziamento contínuo do hospital, o qual se vem verificando desde há anos e cujo início mais relevante ocorreu com a desqualificação das urgências, tem vindo a ser confirmado com a saída de serviços e valências, como os internamentos em Cirurgia Geral; Medicina Interna; Gastroenterologia e outros Cuidados/Especialidades: Urgência Médico-Cirúrgica; Cirurgia de Ambulatório; Anestesiologia; Bloco Operatório; Esterilização; Patologia Clínica; Medicina Física e de Reabilitação.

O esvaziamento tem continuado com a recente saída do Aprovisionamento e da Farmácia e que o «processo de esvaziamento fere de morte o equilíbrio regional com evidentes perdas para Torres Novas, sendo que os hospitais alternativos ficam longe».

Conta também esta força política que «corre a informação de que o Arquivo “morto” também sairá muito em breve para Tomar», o que prenuncia que «a Administração deverá mudar de localização», e acrescenta que existem movimentações para que «a Pediatria saia também para outro Hospital».
Estas mudanças vêm dar credibilidade às «notícias de que o Hospital de Torres Novas pode encerrar, ser alienado ou privatizado, no início de dezembro próximo». Questionada sobre a origem dessa informação a CDU disse que têm origem na mesma fonte que alertou para a saída da Medicina Interna de Torres Novas.
LML

Sem comentários:

Enviar um comentário