quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sobre as responsabilidades do PS no esvaziamento do Hospital de Toorres Novas


Nota de Imprensa

PS confirma conivência e apoio com o esvaziamento do Hospital de Torres Novas !

No passado dia 12 de Julho a CDU/Torres Novas denunciou em conferência de imprensa que Torres Novas, está a caminho de perder o seu Hospital, tendo em conta entre outros aspectos :

O processo de esvaziamento contínuo do Hospital de Torres Novas, o qual se vem verificando desde há anos e cujo início mais relevante ocorreu com a desqualificação das urgências (que obriga a população a recorrer a outro hospital sem a garantia de qualidade no atendimento e tratamento), tem vindo a ser confirmado com a saída de serviços e valências, como os internamentos em Cirurgia Geral; Medicina Interna; Gastroenterologia e outros Cuidados/Especialidades: Urgência Médico-Cirúrgica; Cirurgia de Ambulatório; Anestesiologia; Bloco Operatório; Esterilização; Patologia Clínica; Medicina Física e de Reabilitação.

Tal esvaziamento tem continuado com a recente saída do Aprovisionamento e da Farmácia. O processo de esvaziamento fere de morte o equilíbrio regional com evidentes perdas para Torres Novas, sendo que os hospitais alternativos ficam longe para utentes e familiares e, nalguns casos, prestam serviços de qualidade insatisfatória.

Corre a informação de que o Arquivo “morto” também sairá muito em breve para o Hospital de Tomar, o que significa que a Administração deverá mudar de localização, sendo certo que existem movimentações para que a Pediatria saia também para outro Hospital. “

Na mesma altura, denunciámos a conivência do PS/Câmara Municipal em todo este processo e garantimos ir insistir na urgência da realização de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal para análise  e tomada de posição sobre o assunto, a qual foi solicitada pelos eleitos da CDU ainda antes da saída da Medicina Interna e reafirmada na sua reunião de 28.06.13, o que até à data não teve acolhimento.

No passado dia 23 de Julho, durante a reunião da Câmara Municipal, esta através do seu presidente/PS e vice-presidente, actual candidato PS à Câmara, manifestou o total apoio e acordo a todo este processo. Por outro lado, o presidente/PS da Assembleia Municipal, em vez de convocar a Assembleia Municipal como era seu dever, convocou uma reunião da Comissão Municipal de Saúde, na qual, em conjunto com o PSD, vetaram a realização da reunião da Assembleia Municipal ainda para este mês, insistentemente proposta pela CDU.

Esta é a triste realidade do entendimento que alguns têm sobre a importância do Hospital para Torres Novas. Quando alertámos para o perigo real do encerramento, alienação ou privatização do Hospital, pois tal facto nunca foi tão iminente como hoje,  fizemo-lo na base de informações e da realidade existente, as quais entretanto não só se confirmaram como se agravaram.

Frequentemente surgem notícias de entidades privadas a quererem garantir, cada uma, a sua "fatia" do hospital"

Continuamos a defender que o Hospital deve estar ao serviço das populações e deve ter (obrigatoriamente) uma Urgência que responda às necessidades, internamento de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia de Ambulatório.

No sentido de ampliar a luta por um Hospital que sirva as populações, a CDU não só mantém o apelo feito na conferência de imprensa, como o reforça, e no sentido de encarar novas formas de intervenção, irá reunir na próxima sexta-feira com a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo.

Não desistiremos desta Luta !

A Coordenadora  da CDU 
Torres Novas, 24 Julho 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário